Curso de Costura – EAD – (Curso Livre Senac)

Todos nós conhecemos uma costureira que faz reparos em roupas e que aprendeu a fazer esse trabalho sozinha ou com a mãe ou avó, por exemplo. Essa realidade, apesar de ainda muito presente, tem mudado bastante no Brasil com a profissionalização do serviço de costura a fim de oferecer mais qualidade e possibilidades no trabalho de reparo ou mesmo confecção de novas peças de roupas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é referência no Brasil quando se pensa em cursos relacionados a moda e costura. Muito bem conceituadas, essas formações capacitam o profissional de forma diferenciada e muito reconhecida pelo mercado.

Para se tornar um costureiro é preciso participar do curso que tem carga horária de 112 horas e que capacita o aluno para realizar procedimentos de corte, montagem, costura e acabamento de peças do vestuário feminino, masculino e infantil em tecido plano, a partir de ficha técnica, molde e peça-piloto, garantindo um relacionamento assertivo com clientes, fornecedores e demais profissionais que demandem serviços de costura.

Fazer a Inscrição – Curso EAD de Costura Senac

O curso para se tornar costureiro é oferecido em sete unidades do Senac (Araraquara, Araçatuba, Itapira, Lapa, Penha, Pindamonhangaba e São Bernardo do Campo). Para saber os horários e locais de aula, além de valores, é preciso acessar o Site do SENAC.

As inscrições estão abertas e o valor do investimento para fazer o curso deve ser de R$ 1.634,50, sendo possível dividir essa quantia em até quatro parcelas. A carga horária do curso é de 112 horas e os pré-requisitos para se inscrever são:

  • Possuir conhecimentos de cálculos básicos nas quatro operações (adição, subtração, divisão e multiplicação);
  • Ler e compreender textos simples;
  • Ter idade mínima de 16 anos;
  • Ter no mínimo o Ensino Fundamental Ciclo 2 incompleto ou ter idade mínima de 18 anos e ter concluído o Ensino fundamental.

Para fazer a matrícula é necessário apresentar Documento de Identidade (RG) original e o CPF ou documento que possua a numeração do CPF.

Programa Senac de Gratuidade

É possível fazer o curso de costureiro sem pagar o valor proposto por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) PSG, que tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos.Entre os requisitos para participar do programa, além da renda já mencionada, estão:

  • Não estar matriculado ou em lista de espera em curso igual ou que seja realizado no mesmo período daquele que você está solicitando a bolsa;
  • Não estar participando de nenhum outro processo de triagem de bolsas de estudo no Senac;
  • Não ter abandonado um curso do Senac como bolsista nos últimos dois anos;
  • Não ser bolsista do Senac.

Para os cursos de curta duração, com carga horária inferior a 160 horas, é necessário acompanhar a disponibilidade de vagas no Portal Senac.

De acordo com a instituição, como ocorre todos os anos, milhares de pessoas se candidatam a essas vagas, tornando o processo extremamente concorrido. O número de bolsas ofertadas em cada turma varia de acordo com curso, horário e unidade escolhidos pelo candidato.

O que vou aprender no curso profissionalizante de Costureiro do Senac?

O curso Costureiro do Senai engloba aulas expositivas e práticas de costura, desde a preparação da peça até o resultado final. Ele permitirá que você realize procedimentos de corte, montagem, costura e acabamento de peças do vestuário feminino, masculino e infantil em tecido plano, a partir de ficha técnica, molde e peça-piloto.

O programa de aprendizado durante o curso inclui:

  • Organização do ambiente e gestão dos processos de trabalho;
  • Tomada de medidas;
  • Ficha técnica;
  • Técnicas de corte do tecido plano;
  • Montagem de peças do vestuário masculino, feminino e infantil
  • Técnicas de costura e acabamentos.

Quais as vantagens em concluir o curso e qual é o mercado de trabalho?

De acordo com o Senac, o Brasil está entre os oito maiores mercados consumidores de vestuário, cama, mesa e banho do mundo. A indústria da moda é o segundo maior empregador na indústria de transformação e também segundo maior gerador do primeiro emprego.

Diante desse cenário positivo, a procura por costureiros profissionais é cada vez maior. Vala destacar que é possível encontrar o setor de moda diferentes frentes, entre elas venda por varejo físico, vendas por catálogo, comércio eletrônico, exportação e prestação de serviço individual. Para atender essa nova demanda o mercado necessita de profissionais qualificados e que possuam um diferencial.

O profissional da área pode atuar como autônomo ou como empregado na indústria da confecção, em facções, no comércio, em ateliês pequenos ou de alta costura. Se você se interessa em produzir roupas, peças diferenciadas e quer entrar para esse mercado, aproveite a oportunidade de ter a melhor capacitação no Senac e destaque-se como profissional, seja contratado ou como dono do seu próprio negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *