Curso Bombeiro Civil ► SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) oferece o curso de Bombeiro Civil há muitos anos e vem formando profissionais de excelência para atuarem nos setores públicos e privados de nossa sociedade, zelando pela proteção dos cidadãos, bens e territórios.

Quem estuda para ser bombeiro civil pelo Senac, sai do curso com grandes chances de conseguir boas colocações no mercado de trabalho, além de receber uma remuneração condizente com os riscos e técnicas exigidas pela profissão de bombeiro.

Se você deseja ser um bombeiro civil e ainda não se qualificou para destacar-se profissionalmente nesse meio, leia o nosso artigo de hoje até o final, e fique por dentro do que você precisa fazer para ingressar no curso de Bombeiro Civil do Senac. Confira também um passo a passo para fazer sua inscrição e não perca essa oportunidade!

A carreira de Bombeiro Civil

Comumente associamos os bombeiros a grandes heróis de nosso país, pois são profissionais que salvam vidas, combatem incêndios, atuam em enchentes, resgates, afogamentos, deslizamentos de terras e muitas outras situações perigosas, em que as pessoas precisem de ajuda de um profissional capacitado e que possa lhes prestar a assistência devida, sem nenhum risco.

Quem deseja adentrar nessa área profissional deve ter força de vontade, capacidade de adaptação frente a situações de tensão, técnica, agilidade, etc.

O que vou aprender no curso?

Através do curso de Bombeiro Civil do Senac os alunos participantes terão acesso aos seguintes conteúdos programáticos que serão estudados ao longo das 210 horas do curso:

  • Realizar procedimentos de prevenção e combate a incêndio;
  • Utilizar equipamentos de combate a incêndio e auxiliares;
  • Realizar atividades operacionais de bombeiro civil;
  • Utilizar e operar equipamentos de proteção individual e respiratória (EPI e EPR);
  • Realizar salvamento terrestre;
  • Atuar em situação de produtos perigosos;
  • Realizar primeiros-socorros;
  • Realizar análise de risco em diferentes plantas.
A metodologia das aulas envolve exposições dialogadas, discussões de cases reais, simulações, treinamento prático e pesquisas individuais e em grupos, além da apresentação de pesquisas relacionadas à área de trabalho dos bombeiros civis.

É válido destacar também que o curso de Bombeiro Civil do Senac é credenciado no Corpo de Bombeiros e encontra-se em conformidade com a Portaria nº CCB-008/600/14.

 

Detalhes da Inscrição

Se você deseja se qualificar profissionalmente enquanto bombeiro civil, confira a seguir um passo a passo para que você possa realizar a sua inscrição no site do Senac sem nenhum tipo de complicação:

  • Acesse o site do SENAC;
  • Selecione o POLO (cidade) do seu interesse, onde haja uma instituição SENAC.
  • Ao adentrar no seu polo de interesse, digite no mecanismo de busca do site CURSO DE BOMBEIRO CIVIL.
    Havendo essa possibilidade de curso para a sua cidade, você será encaminhado para uma página onde constarão maiores informações sobre o curso (mercado de trabalho, pré-requisitos, carga horária, metodologia, etc.);
  • Vá até o final da página, onde geralmente constam as informações sobre as datas de matrícula. Caso as matrículas estejam abertas haverá um botão com a opção INSCREVER-SE. Clique nessa opção!
  • Você será remanejado para uma página de cadastro, onde deverá preencher um formulário com seus dados pessoais (nome, endereço, escolaridade, CPF, e-mail para contato, telefone, etc.).
  • Preenchido o formulário, clique ao final da página para finalizar a inscrição.
  • O site lhe conduzirá para uma página de pagamento do curso, onde constarão várias opções de pagamento. Você pode escolher a opção que lhe parecer mais viável.
  • Feito isso, aguarde o contato de um representante do polo de sua escolha para passar-lhe maiores informações sobre a efetivação da matrícula de forma presencial.
  • Outro ponto importante de destacar é que o SENAC disponibiliza algumas bolsas de estudos todos os anos, destinadas às pessoas que desejam obter um certificado profissionalizante, mas que não possuem condições de pagar o curso. Caso você se enquadre neste perfil, consulte essa possibilidade junto ao polo do seu interesse.
Observação: Antes de realizar a sua inscrição, certifique-se de preencher os seguintes pré-requisitos definidos pelo SENAC:
  • Possuir no mínimo 18 anos de idade;
  • Ter concluído pelo menos o Ensino Fundamental I;
  • Ter sido aprovado em exame médico estando apto para a atividade de bombeiro civil.

Vantagens de fazer o curso de Bombeiro Civil do Senac

Como você pode observar na apresentação do curso, existem vários setores onde o profissional bombeiro civil poderá vir a trabalhar, o que garante boas chances de empregabilidade.

No que tange o mercado de trabalho para os bombeiros civis, ele encontra-se bastante positivo para este tipo de profissional, uma vez que existem inúmeras empresas privadas que demandam este tipo de profissional. Além disso, é possível prestar concursos públicos para atuar em instituições governamentais, etc.

Quando o bombeiro civil trabalha no setor privado, podemos encontrá-lo em construtoras, eventos e outros setores que venham a demandar desse tipo de profissional para dar segurança ao local e evitar acidentes em geral.

Agora que você conhece todos os detalhes sobre a profissão de bombeiro civil e teve acesso ao nosso passo a passo para fazer sua inscrição, não perca essa oportunidade e adentre o mercado de trabalho facilmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *