Curso Automação Industrial – SENAI

O curso de automação industrial é hoje um dos melhores cursos no país oferecidos pelo SENAI, com foco em profissionais que desejam adquirir formação para o trabalho na implementação e manutenção de equipamentos de acordo com as normas técnicas, de qualidade, saúde, segurança, etc.

O curso oferece diversas opções, professores capacitados, laboratórios e muito mais. Conheça neste artigo um pouco mais sobre o curso de Automação Industrial, o SENAI e tudo mais que você precisa saber para conquistar sua profissão nesta área.

Objetivos da automação industrial

O principal objetivo da automação industrial é a melhora nos resultados das empresas com processos de maior produção, maior qualidade, redução de custos e muito mais.

Além desses objetivos, também existem os seguintes:

  • Melhora na disposição de equipamentos para indústria;
  • Realização de atividades difíceis para os funcionários;
  • Facilitação de processos de manutenção das máquinas;
  • Precisão na realização das atividades, evitando as falhas por cansaço ou desatenção de funcionários;
  • Eficiência dos processos de produção;
  • E muito mais.

Principais benefícios da automação industrial

Conhecendo seus principais objetivos na automatização de processos industriais é possível também compreender as vantagens que essa automação pode proporcionar às operações industriais.

Um dos principais benefícios da automação industrial é ela ser uma opção viável às empresas, principalmente com relação à economia. Tudo isso porque a automação industrial aumenta o desenvolvimento dos produtos, assim também como sua qualidade, gerando operações eficazes em máquinas de alto padrão.

Curso de automação industrial

Um profissional qualificado em automação industrial trabalha com a modernização destes processos de produção através da projeção das máquinas, equipamentos, componentes robóticos, sistemas de integração e automação das indústrias.

Além disso, também realiza as manutenções necessárias nesses equipamentos.

A formação em automação industrial é adquirida através de um curso tecnológico, oferecido pelo SENAI, com uma duração de até 3 anos.

Conhecimentos do curso

O curso de automação industrial do SENAI prepara o aluno para trabalhar nos diferentes segmentos existentes da área. O curso técnico contém disciplinas de Matemática, Física, Eletroeletrônica e também informática.

As disciplinas mais necessárias da área da automação industrial ensinam aos futuros profissionais da área os sistemas de automação e controle, além também das práticas laboratoriais, onde o aluno:

  • Aprende a controlar processos;
  • Aprende a comunicação de dados;
  • Aprende robótica e manufatura integrada;
  • Aprende a instalar sistemas de automação;
  • Aprende a lidar com microcontroladores;
  • Aprende a lidar com controladores lógicos e programáveis.
Este curso torna o futuro profissional capaz de desenvolver, implementar e manter sistemas de controle e automação de indústrias, assim também como otimizar os processos industriais e reduzir os custos dos mesmos.

O curso oferece também aulas práticas laboratoriais onde o aluno desenvolve e fabrica suas próprias máquinas e pratica todo seu conhecimento teórico.

Perfil do profissional de automação industrial

Um profissional formado em automação industrial precisa ser apaixonado por tecnologia e se sentir confortável em trabalhar com ciências exatas. Desenvolver sistemas de automação é um trabalho que exige atenção, concentração, dedicação e capacidade de solucionar problemas.

Além disso, o profissional de automação industrial deve saber trabalhar em equipe, afinal, seus projetos de modernização de automação industrial precisarão ser desenvolvidos por uma equipe com profissionais de diversas áreas.

Quando uma empresa decide automatizar seus processos de produção, ela automaticamente está desejando aumentar sua competitividade de mercado através do uso de tecnologias recentes. Com isso, é responsabilidade do técnico de automação industrial estar sempre atento às novidades tecnológicas da área industrial.

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, é uma das maiores instituições de conhecimento aplicado no desenvolvimento industrial.

O principal objetivo do SENAI é proporcionar acesso à educação profissional através de suas unidades físicas e também de suas unidades móveis, que atendem os estados mais distantes de todo território nacional.

Curso de automação industrial do SENAI

O curso técnico de automação industrial é oferecido pelo SENAl, e foi considerado um dos melhores cursos oferecidos no Brasil no ano de 2015.

O curso oferecido pelo SENAI é presencial e conta com a seguinte matriz curricular:

Introdutório (Carga horária: 300h)

Comunicação e informação aplicada – 60h
Eletrônica aplicada e sistemas automatizados – 111h
Fundamentos da instrumentação – 99h
Inovação e empreendedorismo I – 30h

Específico I (Carga horária: 300h)

Diagrama hidráulicos e pneumáticos – 39h
Acionamentos eletroeletrônicos – 75h
Medição de variáveis físicas industriais – 120h
Instrumentação analítica 36h
Inovação e empreendedorismo II – 30h

Específico II (Carga horária 320h)

Circuitos microcontrolados – 66h
Técnicas de controle – 69h
Sistemas lógicos programáveis – 66h
Sistemas de intertravamento industrial – 27h
Elementos finais de controle – 32h
Metodologia da pesquisa – 30h
Gestão de projetos – 30h

Específico III (Carga horária: 300h)

Projetos de sistemas de controle industrial – 93h
Tecnologias da informação e comunicação aplicadas – 114h
Gestão da manutenção industrial – 33h
Trabalho de conclusão de curso – 60h

Último módulo garante a certificação em Técnico de nível Médio em Automação Industrial, em uma carga horária total de 1220h.

Como se inscrever no curso de automação industrial do SENAI?

Se inscrever no curso de automação industrial do SENAI é fácil e prático. Você pode realizar uma pré-inscrição através do site do SENAI (http://www.senai.br/br/home/index.aspx), colocando sua cidade assim que entrar na página.

A pré-inscrição na internet facilita todo o processo feito no conforto de sua casa ou de seu trabalho sem a necessidade de enfrentar filas.

Caso você preferira ir até uma unidade do SENAI de sua cidade, basta acessar o endereço que pode ser encontrado no site do SENAI, de segunda a sexta das 08h às 21h, aos sábados das 08h às 16h para realizar sua pré-inscrição.

Além disso, o site também disponibiliza a programação dos cursos com as datas de início do ano inteiro.

Vale à pena se inscrever em um curso oferecido pelo SENAI?

Atualmente as buscas por vagas no mercado de trabalho tem crescido muito. A melhor alternativa para conseguir conquistar seu espaço no mercado de trabalho é através de um curso técnico.

Muitos estudantes que se capacitam ao nível oferecido pelo SENAI, se tornam capazes de conseguir excelentes oportunidades no mercado de trabalho de sua área de atuação. Além disso, a busca pela mão de obra de nível técnico tem crescido cada vez mais ao longo dos anos.

Independente da área, as empresas estão atualmente cada vez mais exigentes e um nível técnico como o oferecido pelo SENAI pode ser o diferencial necessário para conquistar a desejada vaga de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *