CNH Digital – Entenda o que é, como funciona e se ela pode substituir o documento impresso

links patrocinados

A CNH Digital ou CNH-e é o futuro do documento no Brasil, por onde os condutores poderão utilizar seus smartphones ou tablets, sempre que precisarem apresentar sua carteira de motorista. O principal objetivo da mudança é auxiliar os motoristas e agentes de trânsito, já que todas as informações do documento impresso, também estarão presentes no documento virtual.

Portanto, conheça neste artigo o que é a CNH digital e como ela funciona, bem como os principais questionamentos sobre o tema. Saiba mais!

O que é a CNH Digital?

A CNH Digital ou CNH-e, é a versão virtual da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que pretende assumir, como alternativa mais prática e útil, a versão impressa. O aplicativo, por onde a mesma está presente virtualmente oferece as mesmas informações da modalidade física.

CNH Digital - O que é? E como funciona.
CNH Digital – O que é? E como funciona.

A validação do documento digital deve ser realizado pessoalmente no Detran do município, ou região do condutor. Uma segunda opção, é emitir um documento online chamado Certificado Digital e-CPF, por meio dele é possível validar o documento ou até mesmo atualizar informações online.

De acordo com o Denatran, a CNH digital é segura, já que inúmeros padrões e sistemas criptografados são usados pelo aplicativo para garantir a validade do documento online, de modo a diminuir as chances de fraudes.

Assim sendo, o QR Code é o principal fator de segurança do aplicativo, e ao utilizá-lo é possível autenticar todas as informações do documento.

Como Funciona a CNH Digital

A CNH digital é, atualmente oficializada assim como a versão impressa, logo a mesma tem a mesma validade jurídica. Deste modo a ideia é, futuramente fazer com que o documento virtual, substitua totalmente a versão física, devida a praticidade e segurança da mesma, quando comparada com a outra versão.

Em relação às taxas do documento, cada Detran, tem total autonomia para fazer cobranças ou não pelo serviço de emissão da CNH-e. Entretanto, segundo o Denatran, não há razões para haver cobranças para o serviço. Todavia, caso o motorista precise utilizar serviços de empresas especializadas para acessar o certificado digital, o pagamento por esse serviço normalmente é cobrado.

Por fim, a adesão ao documento digital não é obrigatória, porém em casos de abordagem, o condutor de qualquer modalidade veicular que não tiver o documento digital ou físico para apresentar ao oficial de trânsito cometerá uma infração leve, e estará sujeito à multa pertinente ao ato de R$ 88,38, além da apreensão do veículo.

Dúvidas Mais Frequentes

Pode andar somente com a CNH Digital?

Sim, a CNH Digital é opcional para todos os motoristas que possuem interesse em obter o documento digital em seu smartphone ou tablet. A carteira de motorista na versão física continuará sendo emitida, todavia o condutor pode conduzir seu automóvel apenas com a CNH Digital, sem maiores problemas

Dúvidas mais frequentes sobre a CNH digital
Dúvidas mais frequentes sobre a CNH digital

Onde a CNH Digital é válida?

Todos os cidadãos brasileiros, independentemente do município ou estado, estão hábeis a utilizar a CNH na versão eletrônica. Vale lembrar que, acessar a CNH Digital é indispensável fazer o escaneamento do Qr Code pelo aplicativo.

Como apresentar CNH Digital?

Primordialmente, é necessário baixar e instalar o aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito disponível para sistemas Android e IOS. Sequencialmente, deverá ser feito um cadastro no aplicativo e ativar o cadastro da CNH Digital utilizando um e-mail ou número de celular. E pronto, você terá acesso à versão digital de seu documento para apresentar, em qualquer situação que a mesma seja pedida.

É necessário andar com a CNH?

links patrocinados

Sim, atualmente o porte do documento é obrigatório, mas a Lei nº 14.071 de 2020 modificou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e permitirá a dispensa do porte da CNH física, caso o indivíduo esteja utilizando o documento digital. Porém a lei entrará em vigor somente a partir de abril de 2021.

Como atualizar a CNH Digital?

Para atualizar a versão digital do documento sempre que for preciso, será obrigatório atualizar anteriormente o documento impresso. Posteriormente, será possível efetuar a atualização digitalmente pelo site do Detran, ou em algum órgão oficial de seu município ou região.

Saiba como fazer o cadastro e ativação da CNH Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *